• (86)98177-3456

Município

São Pedro do Piauí e suas potencialidades

AGRICULTURA

Este artigo busca avaliar as potencialidades das atividades econômicas e culturais existentes no município de São Pedro do Piauí. Inicialmente apresenta uma estrutura teórica sobre como o desenvolvimento pode ocorrer em diferentes locais e regiões, conceituando também o quociente locacional como indicador de especialização produtiva. Foram utilizados dados sobre o município, cedidos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-PI), procurando caracterizá-los e apontar as potencialidades existentes nas atividades econômicas rurais e urbanas.

De acordo as amostras contidas em relatório da Secretaria Municipal de Agricultura, até meados do ano 2022, foram atendidos cerca de 300 agricultores que usufruem dos serviços públicos. Os números somam mais de 1.000 (mil) horas de serviços em descompactação do solo para o plantio de sementes, 2.124 beneficiamentos de grãos,10 toneladas de mandioca produzidas e outros.

 No que tange ao espaço rural, observou-se que a maior parte das propriedades é de pequena extensão, sendo predominante a produção de arroz, feijão, favas, mandioca, milho e melancias.

(Plantação de Arroz)

(Comercialização da Melancia) 

(Plantação de Milho)

(Favas)

(Cultivo de Mandioca)

(Plantio de Feijão)

(Vendas)

Observa-se que a utilização das propriedades para lavouras permanentes é pouco expressiva. Nas culturas de lavoura temporária constam os níveis mais elevados a produção de arroz e milho, havendo em maior quantidade estabelecimentos que utilizam as terras após a queima da vegetação para a produção dos mesmos.

CRIAÇÃO DE ANIMAIS

Além dos citados, são constatadas a criação de animais como bovinos, caprinos, suínos e aves. Os mesmos são utilizados para diversas finalidades como a alimentação familiar, comercialização local da carne, leite e derivados.

(Comercialização da carne bovina)

ARTESANAL

O município também é produtor de óleo vegetal extraído do coco babaçu e farinha de mandioca.

(Quebradeiras de Coco babaçu)

(Azeite artesanal do Babaçu)

COMÉRCIO  

No meio urbano há atividades na indústria, comércio e serviços que apresentam significativo nível de especialização.

Destacando-se a modalidade varejista que absorve a demanda local. Empreendimentos como lojas de vestimentas, gêneros alimentícios, agropecuário, hortifrutas, construção civil, calçados, beleza, medicamentos, restaurantes e eletrônicos suprem a maior parte do mercado local.

(Restaurante tradicional)

SERVIÇOS

No setor de serviços, a ênfase está nas atividades de educação, saúde e infraestrutura, sendo vinculadas em sua maior abrangência à administração pública, com demandas em todo território municipal. Outros serviços como beneficiamento de grãos, aragem de terras, transporte de produtos agrícola, manutenção de automotores e outros contribuem com a economia local.

INDÚSTRIA

Na indústria cabe destacar aquelas capacitadas a processar refrigerantes e bebidas alcoólicas. Nesta área, sobressai, a indústria de médio porte denominada Tubarel, que fabrica refrigerantes e comercializa na região chegando a estados vizinhos. Ainda pode ser citado a destilação de cachaça artesanal, que ganha o gosto dos apreciadores do aperitivo.

(Linha de fabricação do refrigerante Tubarel)

Considerando as principais culturas praticadas, as sugestões de aproveitamento das potencialidades indicam que devem ser dadas preferências ao desenvolvimento de atividades com maior efeito multiplicador dentro do espaço territorial em que estão inseridas.